quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Regras "Square Bashing" para a 1ª Guerra Mundial


Image Hosted by ImageShack
Capa das regras "Square Bashing"

Entre os vários sistemas de regras par a Grande Guerra, que existem em versões que se podem descarregar da Internet, absolutamente gratuitas, ou impressas e vendidas comercialmente, a escolha é imensa, mas por recomendação de alguns contactos, optamos por testar a "Square Bashing".

Estas regras de Peter Pig permitem usar escalões de comando elevados, necessários para a inclusão de armas de apoio que normalmente apenas existema nível de brigada ou divisão e o desenrolar do jogo é bastante fluido, podendo-se concluir num par de horas.

Apesar de vocacionadas para a escala 1/100 ou 15 mm, a sua utilização na escala 1/72 ou 20 mm é intuitiva, seja ou não introduzido um factor de correcção, sobretudo porque ao basear-se em quadrados, nos quais podem ser baseados um número variável de figuras, estas adquirem uma grande independência a nível de escala.


Image Hosted by ImageShack
Capa da extensão "Square Bashing" para a 1ª Guerra Mundial

Existem ainda tabelas com organização das principais nações, nos períodos inicial e final da 1ª Guerra Mundial, faltando infelizmente as forças portuguesas, mas que podem ser replicadas a partir das inglesas, as quais serviram de modelo organizacional.

Estas regras estão, de certa forma, associadas à figuras de Peter Pig, algo que consideramos interessante, dado que se complementam, sendo esta uma sugestão que devia ser tidar em conta pelos diversos fabricantes, alguns dos quais, como a Italeri, já fornecem conjuntos completos para servir de base a batalhas ou campanhas.

Com a chegada das novas regras da Warhammer Historical para a Grande Guerra, outras versões perderam parte dos seguidores, mas não havendo regras perfeitas, sugerimos que as do "Square Bashing" sejam estudadas e os seus melhores aspectos incorporados pelos jogadores nas suas batalhas com miniaturas.
Enviar um comentário