domingo, 18 de outubro de 2009

Representação de água em cenários - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Representação de água num cenário

Simular água em cenários nem sempre é fácil, pelo que são vários os fabricantes que disponibilizam soluções específicas, as quais tendem a ser algo dispendiosas, valores agravados pelos portes, dado serem normalmente algo pesados.

Por outro lado, é possível improvisar um pouco, recorrendo a materiais existentes, de modo a reduzir os custos, podendo os resultados, sobretudo em área mais reduzidos, ser suficientemente satisfatórios.

Optamos por começar por dar ao fundo um tom em azul esverdeado, cujas tonalidades deverão variar conforme se trate de um pequeno riacho, de mar e mesmo conforme o tipo de relevo, podendo-se optar por uma pintura ou por colar um fundo recortado de plástico da cor pretendida ou mesmo de uma imagem de água.


Image Hosted by ImageShack
Outro angulo do mesmo cenário

As imagens que se podem recortar de algumas revistas dedicadas ao turismo ou de folhetos publicitários tendem a ser as mais adequadas a este fim, mas também é possível imprimir, recorrendo ao modo de rascunho ou "draft" para poupar tinta, um fundo que corresponda ao pretendido.

Qualquer destas opções é fácil de usar, dependendo sobretudo do gosto de cada um e do material disponível e nem sequer implicam grande tempo de secagem porque alguma mistura de cores e tons pode ser favorável.

Aconselhamos a usar a mesma mistura de tinta, com um pouco de branco misturado, para dar uma maior profundidade, pincelando ligeiramente as saliências, do que resultará um efeito parecido com uma pequena espuma.
Enviar um comentário