segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Representação de água em cenários - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Representação de água num cenário

Seguidamente, torna-se necessário dar alguma transparência, a qual pode ser feita com silicone transparente, fácil de obter e de custo bastante reduzido, quando comparado com produtos específicos vendidos nas lojas de modelismo.

Como alternativa, existem colas de madeira transparentes, que também servem para o efeito, com a vantagem de uma maior resistência, mas a desvantagem de um maior preço e de alguma opacidade para alguns tipos de cola

Nesta altura, pode-se aplicar uma aguada esverdeada, azulada ou mesmo acastanhada, conforme o tom que se pretenda dar à água, de modo a que esta se integre no tipo de cenário que pretendemos reproduzir.


Image Hosted by ImageShack
Representação de água num cenário

Para dar uma finalização mais transparente, sugerimos dar uma camada de verniz brilhante e, caso se pretenda, adicionar algumas partículas de verdura, que simulará alguma vegetação semi-submersa ou arrastada pela corrente sobre a superfície.

No fim, sugerimos sempre uma camada de verniz de esmalte suficientemente espessa para dar um reflexo que pareça natural e que possa proteger as várias misturas que usamos, evitando danos e facilitando uma limpeza que, neste caso, pode ser uma lavagem, dado que só mantendo o brilho se pode identificar a superfície com água.

Representar água terá sempre algum tipo de dificuldades, mas, para além de ser necessário em diversas situações, aumenta a flexibilidade na concepção de cenários e, para os praticantes de jogos de guerra, introduz novas possibilidades tácticas que merecem especial atenção.
Enviar um comentário