segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Zeppelin sobre Paris


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Os primeiros bombardeamentos sérios sobre alvos civis realizados na Grande Guerra foram efectuados pelos "Zeppelin" alemães, com "raids" sobre capitais aliadas, como Paris e Londres, dos quais resultaram vítimas entre a população e uma revolta generalizada.

Os enormes "Zeppelin" alemães tinham uma capacidade de transporte de carga, nomeadamente a nível de bombas, e uma autonomia então fora do alcance dos aviões, pelo que a opção por estes enormes dirigíveis era inevitável, não obstante a sua baixa velocidade e a sua vulnerabilidade peranto o fogo inimigo.

Muitos dos ataques dos "Zeppelin" realizaram-se durante a noite, seja contra alvos civis, seja contra zonas militares, com algum sucesso a nível psicológico, mas com resultados práticos que serão, pelo menos, discutíveis.

Com o advento de novos e melhores aviões de caça, o reinado dos "Zeppelin" terminou, dando lugar a uma nova geração de bombardeiros, como os famosos "Gotha" e, mais tarde, os enormes "Staaken", que pelas suas capacidades e dimensão se revelaram como uma arma temível.
Enviar um comentário