terça-feira, 24 de novembro de 2009

Alemães em Antuérpia


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

No início da Grande Guerra os exércitos alemães ocuparam diversos territórios inimigos, sobretudo durante o rápido avanço que pretendia atingir a cidade de Paris.

Entre as cidades ocupadas encontrava-se Antuérpia, na Bélgica, por onde o "Plano Schlieffen" pretendia confornar as principais defesas aliadas e isolar parte dos exércitos inimigos, provocando um fim rápido do conflito.

A fotografia publicada na Ilustração Portugueza mostra forças alemãs no centro de Antuérpia, com especial destaque para os veículos de tracção animal, os quais existiam em números muito elevados e transportavam a maioria dos abastecimentos para onde era impossível fazê-lo por meios ferroviários.

Também os uniformes do início da 1ª Guerra Mundial são visíveis, embora os detalhes sejam mais difíceis de descortinar, com excepção dos capacetes, sendo o principal objectivo da ilustração o de detalhar um pouco os veículos de tracção animal e os arreios dos cavalos, de modo a que modelistas possam reproduzí-los com maior exactidão.

Apesar da sua importância, excluindo alguns modelos em metal, é impossível obter este tipo de veículo sem recorrer a conversões, algo que tende a ser sempre moroso e complexo, sobretudo para quem pretenda dispor de um número razoável de unidades.
Enviar um comentário