quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Betumes em cenários


Image Hosted by ImageShack
O cenário com retoques em betume

Para uso em cenários ou outro tipo de construção que reproduz elementos naturais ou mesmo edificações, podem ser utilizados diversos tipos de betume de baixo custo, substituindo as dispendiosas versões destinadas ao modelismo.

Estes betumes, que podem ser adquiridos em lojas de materiais de construção ou mesmo em drogarias, destinam-se essencialmente a tapar pequenas fendas, pelo que a sua utilização carece de alguns cuidados quando se pretenda utilizá-los como pasta de modelismo.

Existem pastas de inúmeras marcas, umas mais espessas e difíceis de trabalhar, mas com maior resistência e possibilidade de construir peças de maiores dimensões, sendo mais adequadas para construir cenários, enquanto as mais diluidas serão mais fáceis de usar a tapar fissuras.


Image Hosted by ImageShack
O cenário com retoques em betume

Entre as limitações imediatamente evidentes encontra-se a dificuldade em utilizar espessuras superiores a 5 mm, situação em que se nota uma diminuição de volume na altura da secagem que pode levar a abrir pequenas fissuras, obrigando a uma nova camada.

Após seca, esta massa pode ser desbastada com uma pequena chave de fendas e suporta qualquer tinta, mesmo um simples guache, e as colas mais comuns, o que facilita a finalização do cenário de acordo com o pretendido.

Uma embalagem de betume custa entre os dois e os quatro euros, dependendo do local de aquisição e da qualidade, com a vantagem adicional de poder ser utilizada em eventuais obras a realizar em casa.
Enviar um comentário