quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Campanha submarina alemã


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

A campanha submarina alemã foi a mais eficaz acção naval a atingir a Inglaterra, com consequências gravosas no esforço de guerra e na qualidade de vida das populações, que enfrentaram falta de abastecimentos ao longo de anos.

A opção alemã de atacar embarcações mercantes, incluindo navios de transporte de passageiros, foi, naturalmente, encarada pelos Aliados como uma selvajaria e um acto abominável, tal como consta da legenda da ilustração publicada em 1915 na Ilustração Portugueza.

O facto de muitos destes navios transportarem abastecimentos vitais para o esforço de guerra aliado, incluindo armas e munições, era ocultado e ignorado, de modo a que houvesse a maior animosidade possível contra o que era considerado como uma barbárie incompatível com as leis da guerra.

Na imagem pode-se ver um submarino alemão a atacar um vapor de transporte de passageiros, aparentemente de pequena dimensão, recorrendo aos canhões colocados no convés, que podiam ser de 105 ou 88 mm e que, em alguns modelos, como o U 43, estavam montados antes e depois da ponte.

Tal como com outras imagens, o objectivo não é tanto a reprodução exacta de um dado evento e dos seus participantes, mas a transmissão de uma mensagem patriótica, pelo que é expectável uma interpretação dos factos que potencie o seu impacto junto dos leitores.
Enviar um comentário