sábado, 21 de novembro de 2009

Combate entre cavalaria alemã e russa


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Na frente Oriental, onde as largas extensões a percorrer conferiam uma maior importância à mobilidade e as linhas de trincheiras não possuiam a continuidade e sofisticação das construidas na Europa Ocidental, o papel da cavalaria foi bastante mais relevante, sobretudo no período inicial da Grande Guerra.

Quer os alemães, quer os russos, dispunham então de numerosas unidades de cavalaria, usadas tacticamente como tal e não como infantaria montada, as quais se enfrentavam frequentemente em ferozes combates, tal como reproduzido pela Ilustração Portugueza.

O uso de lanças era comum à maioria das unidades de cavalaria, sendo possível que os alemães sejam provenientes de um regimento de couraceiros, que efectivamente não usavam couraça em combate, sendo bem visível o capacete em couro ou "pickelhaube" utilizado no início da 1ª Guerra Mundial.

Os russos podem ser cossacos do Don em uniforme de Verão, embora existam outras unidades que utilizassem uniformes muito semelhantes, sendo o boné de pala e a túnica muito comum entre o exército russo, mantendo-se muito para além do fim do conflito e da própria Guerra Civil Russa.

O aspecto algo caótico de um combate de cavalaria é bem reproduzido, com a inevitável confusão resultante após a carga inicial e a quebra da formação, à qual se sucedem inúmeros combates individuais que vão determinar a vitória de uma das partes.
Enviar um comentário