sábado, 7 de novembro de 2009

Distribuição de alimentos a cossacos russos


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Os cossacos russos foram dos temas mais populares entre os descritos nas publicações do período da Grande Guerra, as quais tendiam a ignorar os decisivos acontecimentos na Frente Leste, onde se enfrentavam milhões de combatentes.

Os cossacos, originários das estepes e muitas vezes provenientes de tribos nómadas, formavam unidades de cavalaria, nem sempre regulares e devidamente enquadradas na organização militar russa, pelo que a própria logística em tempo de guerra dependia muitas vezes do improviso.

A imagem publicada na Ilustração Portugueza em 1915 ilustra uma distribuição de alimentos entre cossacos, os quais envergam trajes tradicionais, incluindo a "papaha" e a tipico sobretudo que inclui cartucheiras.

Também é visível a adaga ou "kindjal", tradicional nos cossacos do Don, a qual era usada por combatentes e mesmo por não combatentes, de forma cerimonial e que em combate era normalmente substituida pela "shaska", de lâmina mais comprida.

A representação dos cossacos em miniaturas existe actualmente, seja para a 1ª, seja para a 2ª Guerras Mundiais, provenienentes de diversos fabricantes, sendo indiscutível o interesse que estes cavaleiros, que lutaram ao longo se anos e em diversas facções que por vezes se opunham.
Enviar um comentário