terça-feira, 17 de novembro de 2009

Fabricantes e modelos em falta


Image Hosted by ImageShack
Um Mk V convertido, inédito em kit na escala 1/72

Enquanto alguns modelos, sem dúvida mais comerciais, são repetidos quase até à exaustão, outros há que, apesar do seu interesse, continuam inéditos numa ou diversas escalas, obrigando a algumas conversões mais ou menos aventurosas.

Obviamente, existe um mercado muito específico que vai sempre receber de braços abertos mais um Tiger, um Panther o uma versão de Sherman produzida por numerosos fabricantes, pelo que os fabricantes adoptam uma perspectiva, por vezes errónea, de que este será "dinheiro em caixa", evitando investir em modelos ou épocas ainda pouco representados.

Se a maioria dos grandes fabricantes pouco atende aos desejos e às necessidades dos modelistas, outros há, de média dimensão, que são mais permeáveis a este tipo de pedido e que, caso considerem haver suficiente interesse, poderão vir a produzir o modelo solicitado.

Justifica-se, pois, um apelo no sentido de contactar fabricantes como a HaT ou a Strelets, para mencionar dois dos mais relevantes neste segmento, mas também outros, como a German, no sentido de sugerir os modelos que sejam considerados em falta.

A receptividade por parte destes fabricantes, sobretudo os que têm foruns para a discussão dos seus próprios produto, tem sido interessante, com a produção de um conjunto de modelos inéditos ou mesmo o lançamento de sucessivos conjuntos que permitem representar campanhas que marcaram o destino de países inteiros e permaneciam há muito ignoradas em termos de miniaturas.

No entanto, para que surjam resultados, para além de pedidos realistas e fundamentados, é necessária alguma insistência, pelo que sugerimos aos modelistas e praticantes de jogos de guerra que contactem os fabricantes da sua preferência expondo-lhes as suas ideias para novos modelos.
Enviar um comentário