quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Marinheiros franceses com peça naval


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza



Embora menos poderosa que a sua congénere britânica, a marinha de guerra francesa desempenhou um papel de extrema importância ao longo de toda a 1ª Guerra Mundial, não apenas em missões de combate, mas também no abastecimento das numerosas guarnições que defendiam as colónias então detidas pela França.

Na imagem publicada na "Ilustração Portugueza" em 1915 pode-se ver uma peça de artilharia a ser manejada por mainheiros, no uniforme branco de Verão, junto dos quais se encontra um oficial, com o uniforme de serviço azul escuro.

Os uniformes navais franceses, incluindo o de um oficial, são aqui bem visíveis, sendo de notar o célebre "pom-pom" que há muito era tradição nos bonés dos escalões inferiores da hierarquia.

Existem poucas miniaturas de marinheiros das várias nacionalidades, facto que se lamenta porque participaram em diversas missões em terra, pelo que os modelistas mais interessados terão que optar por conversões, recorrendo, por exemplo, às figuras da infantaria naval da HaT ou a alguns conjuntos da Red Box.
Enviar um comentário