segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Marinheiros ingleses com lança torpedos


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Não nos temos debruçado muito sobre ilustrações de acções navais dado que estas tendem a não ser repoduzidas em termos de modelismo nas escalas que habitualmente abordamos, sendo possíveis excepções as lanchas armadas com lança-torpedos.

Os torpedos já não eram recentes na altura da Grande Guerra, com antepassados em uso há décadas, mas ganharam uma nova importância devido a progressos técnicos e, sobretudo, à campanha dos submarinos alemães, onde esta era a principal arma utilizada contra os navios aliados.

Na imagem publicada pela Ilustração Portugueza em 1915, é reproduzida uma acção naval onde, a partir de um navio de formato desconhecido, um conjunto de marinheiros ingleses, comandados por um oficial, maneja um tubo de lançamento de torpedos.

Mais uma vez, nota-se uma mistura de uniformes improvável entre pessoal embarcado, mas que permite visualizar diversos tipos de fardamento, desde as fardas azuis de Inverno às brancas de Verão, passando pelo sobretudo e boné de pala usado pelos oficiais.

O lança-torpedos é estilizado, pelo que desconhecemos se reproduz um modelo real, mas a cena em sí é plausível, podendo ser encontrada no princípio da 1ª Guerra Mundial quando a esquadra alemã ainda tinha alguma liberdade de movimento, algo que deixou de acontecer após a batalha da Jutlândia.
Enviar um comentário