domingo, 22 de novembro de 2009

Metralhadora belga em acção


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

O esforço belga durante a Grande Guerra é dos mais ignorados, não obstante o envolvimento das suas forças em combates no seu próprio território, os quais se prolongaram durante um largo período e atrasaram substancialmente o avanço alemão em direcção a França.

É difícil de prever quais as consequências para os Aliados se os belgas não resistissem, muitas vezes em condições extremamente difíceis, dando o tempo suficiente para que Franceses e Ingleses reforçassem defesas e pudessem enfrentar os alemães de modo a evitar uma penetração mais profunda em território francês.

Não obstante este esforço e o sacrifício do seu exército, a Bélgica é algo esquecida excepto como teatro de operações, pelo que mais do que se justifica disponibilizar esta imagem proveniente da Ilustração Portugueza, que a publicou em 1914, a seguir ao início da 1ª Guerra Mundial.

O exército belga disponha de um conjunto de armamento interessante, com destaque para as metralhadoras Hotchkiss e para os diversos modelos de carros blindados SAVA, alguns dos quais foram posteriormente utilizados pelos alemães.

O uniforme da foto, de cor azul-acinzentado escuro, foi substituido a partir de 1915, com um cada vez maior número de equipamento e de armamento de origem francesa a substituir muito do que fora perdido no início da guerra, em grande parte de fabrico alemão, facilitando assim o envio de munições.
Enviar um comentário