domingo, 8 de novembro de 2009

O Ford Escort Mk I da Troféu - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O Ford Escort Mk I da Troféu

Não sendo a 1/43 uma escala que costumemos abordar, existem razões ligadas à preferência por um automóvel usado pela família nos aos setenta, bem como o pedido de leitores que igualmente se interessam por este modelo, levam-nos a voltar ao tema do Ford Escort Mk I.

Disponível durante muitos anos apenas em resina ou através de representações difíceis de obter, como os dispendiosos Dinky Toys, o Escort Mk I só começou a vulgarizar-se na escala 1/43 quando surgiu a excelente miniatura da Troféu, que optou por ir disponibilizando sucessivas versões.

Em paralelo, a Troféu lançou as versões de competição, algumas das quais famosíssimas, como as que ganharam provas desportivas, que se diferenciam pelos alargamentos na zona das roda, e os modelos de estrada, com os quais muitos de nós conviveram no dia a dia.


Image Hosted by ImageShack
O Ford Escort Mk I da Troféu de trás

Optamos por apresentar a versão de estrada em amarelo, com matrícula portuguesa, que reproduz exactamente o que pertenceu à família, sendo a única diferença visível a nível das jantes, que sendo também em liga leve, eram de um modelo ligeiramente diferente.

Tal como referimos anteriormente, o 1300 GT tinha faróis rectangulares que o diferenciava de outros modelos, seja dos 1100, seja dos seus sucessores, o 1300 GT-HC, que voltou a usar os faróis redondos usados nas versões de competição.

A reprodução da Troféu é correcta sob todos os aspectos, seja nas suas linhas, seja nos diversos detalhes introduzidos, alguns dos quais em foto-incisão, do que resulta um aspecto geral extremamente agradável.
Enviar um comentário