sábado, 14 de novembro de 2009

Soldados alpinos franceses


Image Hosted by ImageShack
Imagem publicada na Ilustração Portugueza

Embora menos conhecidas que as unidades de "alpini" italianas, existiam no exército francês, tal como na maioria dos que estiveram envolvidos em operações em zonas montanhosas de forma prolongada, unidades preparadas e equipadas para enfrentar as dificuldades inerentes a estes teatros de operações.

Os soldados franceses que constam da imagem publicada pela Ilustração Portugueza em 1915 têm um equipamento específico, embora partilhem de algumas peças com os restantes militares do mesmo exército, estando armados com a espingarda Lebel.

O abrigo, a avaliar pela quantidade de cobertores e pelo fardamento, estará localizado numa zona fria, eventualmente de alta montanha, onde a necessidade de aquecimento levou a acumular uma substancial quantidade de lenha.

Num ambiente algo descontraido, para além de pormenores como os chapéus usados por estas unidades ou o casaco, substancialmente mais espesso que o distribuido a outras unidades, chama a atenção a forma algo displicente, para não dizer perigosa, como um dos militares procede à manutenção da espingarda, dirigida na direcção dos seus camaradas.
Enviar um comentário