quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cavaleiros da Planeta de Agostini - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Alguns cavaleiros da Planeta de Agostini

Integrados na colecção do "Senhor dos Aneis", para além de um extenso conjunto de figuras imaginárias, podem-se encontrar outras que podem representar guerreiros reais, com as suas armas e armaduras convencionais.

Os modelos desta colecção usam armas convencionais, espadas e lanças, idênticos aos de inúmeros guerreiros medievais, mas alguns detalhes são algo particulares ou específicos, limitando a sua utilização.

Começando pelos cavalos, os arreios são convencionais, mas existe uma protecção em lâminas de metal na cabeça que será pouco vulgar e não é fácil de remover, não obstante a extrema facilidade com que este plástico pode ser trabalhado


Image Hosted by ImageShack
Alguns cavaleiros da Planeta de Agostini

Mais complexo é o facto de estes cavaleiros estarem protegidos por uma armadura feita de escamas ou lamelas de metal, usado no Oriente, incluindo zonas do Cáucaso e até à China e ao Japão, mas não no Ocidente, onde as cotas de malha eram mais populares.

Um processo de conversão fácil é o de converter estas armaduras em mantos, fazendo desaparecer as lamelas através da regularização da superfície com lixa e com um pouco de verniz espesso de modo a ficar liso, mas mantendo as dobras típicas dos tecidos.

Também o formato dos capacetes surge como pouco adequado a guerreiros da Europa Ocidental, com um formato pouco comum, mas que existia no Médio Oriente e mesmo na antiga Rússia, podendo ainda ser possível de ver no Norte da Europa.
Enviar um comentário