terça-feira, 3 de agosto de 2010

O PzKfw IV Ausf D da Ixo - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O PzKfw IV D da Ixo

Lançado em fascículos pela Planeta de Agostini, a colecção de miniaturas "Panzers" inclui alguns modelos interessantes feitos pela Ixo, os quais oferecem uma boa relação preço qualidade, sobretudo por dispensarem finalização.

O PzKfW IV Ausf D reproduzido nesta miniatura foi um dos carros de combate alemães típicos do período incial da 2ª Guerra Mundial, participando nas campanhas da Polónia, França, Balcãs, Rússia e Norte de África, com os sobreviventes ao serviço do exército alemão a serem destruidos na Normandia.

O veículo concreto reproduzido nesta miniatura da Ixo pertendeu à XXI Panzer Division, então integrada no Afrika Korps, sob o comando do então general Rommel, pelo que o acabamento é num tom de amarelo acastanhado típico do início da campanha no Norte de África.

Image Hosted by ImageShack
O PzKfw IV D da Ixo

Os veículos enviados para África estavam pintados no mesmo "Panzer Grau" utilizado na Europa, sendo inicialmente pintados num tom esverdeado, proveniente de "stocks" italianos, após o que foram pintados em amarelo acastanhado e, finalmente, num amarelo escuro.

Dado serem pintados pelas tripulações, era normal haver vestígios da pintura anterior, bem como das insígnias ou números tácticos, os quais eram deixados com a cor original, sendo as superfícies pintadas em redor, com um aspecto que dependia do talento artístico das tripulações.

Também era normal que a pintura fosse aplicada em manchas e mesmo omitindo os rodados, pelo que a perfeição do acabamento da miniatura da Ixo em termos de pintura parece algo improvável neste tipo de veículo, com uma proveniência de um teatro de guerra europeu, mas existem outros pequenos erros facilmente detectáveis.
Enviar um comentário