quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Mk IV "Tadpole" da Weston - 1ª parte

A Weston é um fabricante, de origem chinesa, que disponibilizou um par de miniaturas de carros de combate utilizados durante a 1ª Guerra Mundial, concretamente o A7V, alemão, e o Mk IV na versão "Tadpole", utilizado pelo Exército Inglês, ambos na escala 1/32.

A escolha da Weston não deixa de ser surpreendente, dado recair em dois veículos cuja produção foi extremamente escassa, em vez de optar por um Mk IV ou V, na versão mais convencional ou num dos vários carros de combate franceses, usados em grande número e que, no caso do Renault FT-17, tiveram uma carreira operacional de uma longevidade excepcional, sendo difícil de entender os reais motivos desta opção.

Estes dois modelos destinam-se, essencialmente, a praticantes de jogos de guerra, dado que são de grande resistência, fornecidos completamente montados, e incluindo apenas uma quinzena de peças, o que, naturalmente, implica que falta a reprodução de numerosas detalhes, resultando numa qualidade baixa, quando comparado com outros modelos fornecidos para montar.

A versão Mk IV do "Tadpole" é, essencialmente, um Mk IV alongado na parte traseira, de forma a poder ultrapassar as trincheiras alemãs, cuja largura aumentou para evitar serem atravessadas pelos carros de combate ingleses, tendo a experiência vindo a dar origem aos "Tadpole" baseados na versão Mk V, e que foram usados em combate.

Com os suportes das lagartas substancialmente aumentado atrás do compartimento, e dado que se tornou necessário adicionar uma estrutura de reforço, os "Tadpole" passaram a ter sobre esta uma plataforma onde se encontrava um morteiro Stokes de 4", o que permitia um maior apoio directo da infantaria.

Adquirimos no EBay um dos "Tadpole", por um preço que ronda os 11 Euros, incluindo portes, sendo este um valor que ronda metade do normal, o que se deve ao facto de este modelo concreto estar ligeiramente danificado, com um dos canhões solto e caido no interior do modelo.

Enviar um comentário