sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Mk IV "Tadpole" da Weston - 2ª parte

Para reparar um modelo da Weston basta desencaixar as peças, presas no interior por um conjunto de patilhas, pelo que se deve apertar ligeiramente, sempre sem forçar, as peças centrais, de modo a que se possam afastar as partes laterais, acedendo assim ao interior, depois do que se podem reposicionar quaisquer peças fora de sítio.

Após efectuar esta pequena reparação, que permitiu ver como é feito, em termos de construção, este modelo, este foi integralmente pintado em preto fosto acrílico, que serve de primário, facilitando a aderência de novas camadas de tinta, e permitirá realçar alguns detalhes, o que é essencial numa miniatura que mede mais de 30 cm de comprimento e é escassa em pormenores.

Os "Tadpole", tal como muitos outros tanques ingleses, eram integralmente pintados num tom esverdeado ou acastanhado, esquema adoptado após ter sido abandonado o complexo padrão de camuflagem multicor utilizado, por exemplo, nos Mk I, pelo que as nossas opções em termos de pintura são bastante escassas.

Após observar fotos e consultar fontes da época, bem como o trabalho de diversos, optamos pelo tom castanho, a que decidimos adicionar as faixas de identificação em branco, vermelho e branco usados pelos carros de combate ingleses neste conflito, muito embora não possamos estar 100% certos de terem sido utilizados nos Mk IV na versão "Tadpole", dado que estes se destinaram, essencialmente a testes.

Usamos igualmente uma tinta acrílica, também da Citadel, que foi aplicada pacientemente, com um píncel quase seco, de forma a preservar grande parte das superfícies ou detalhes, que continuaram em negro ou ligeiramente cercados de negro, o que as realça, aumenta a sensação de profundidade e dá a ilusão de sombras.

Após cobrir todo o modelo com uma primeira camada de castanho, decidimos pintar alguns detalhes, começando pelas lagartas, numa mistura de preto e vermelho, de forma a recriar o aspecto básico da ferrugem, usando a mesma mistura para pintar o tubo de escape moldado na parte superior do tanque.

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