quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O "Scorpozoid"

Image Hosted by Google O "Scorpozoid" da Tomy

Os "Zoid" são máquinas de guerra imaginárias, muitas vezes inspirando-se em seres vivos que são reinterpretados de forma a serem transformados em "robots", seguindo uma tradição bastante forte no Oriente, sobretudo no Japão, onde este tipo de máquina tem um grande número de admiradores.

Lançados nos anos 80, integrado numa vasta colecção que integra modelos tão bizarros como o "Tyrannazoid", o "Spiderzoid" ou o "Protozoid", o "Scorpozoid" é uma reinterpretação mecânica ou robótica de um escorpião, destinando-se a colecionadores deste tipo de modelos ou a ser usado como brinquedo.

Tal como os restantes modelos desta série, o "Scorpozoid" necessita de ser montado, e opcionalmente pintado, tendo peças para duas variantes, o que permite terminar a cauda com um simples canhão ou com uma mais sofisticada torre, ocupada por um segundo tripulante que opera um sistema de armamento.

Image Hosted by Google O "Scorpozoid"

Dado destinar-se a um público jovem, e com a alternativa de ser usado como brinquedo, o "Scorpozoid" é extremamente fácil de montar, podendo ser finalizado sem o recurso a cola, através de um interessante sistema de encaixes que mantém a mobilidade das peças, sobretudo das patas, que são accionadas por um pequeno motor de corda.

Desta forma, após um processo de montagem muito simples, que implica apenas algum cuidado no ajuste das peças, mas que, seguindo as instruções, não apresenta dúvidas, passando por um trabalho de pintura opcional, este pequeno robot pode ser colocado numa superfície e testado, nomeadamente dando corda ao motor e assistindo a um andar algo desengonçado, mas que não deixa de ter a sua piada.

Cerca de 30 anos após ter sido pintado e montado, este "Scorpozoid" ainda sobrevive, e se a mola já perdeu parte da sua força inicial, ainda é capaz de fazer mover este pequeno monstro, fazendo lembrar o imaginário de outra época, muito típico de outras culturas que não a nossa.
Enviar um comentário