segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Panzer IV da Airfix - 1ª parte

Durante anos, talvez décadas, a Airfix produziu o único o modelo na escala 1/76 do Panzer Kampfwagen IV, o carro de combate construído pela Alemanha em maior número durante a 2ª Guerra Mundial, prolongando-se a produção até aos dias de hoje, concorrendo actualmente com numerosos rivais na mesma escala e na mais popular 1/72.

Naturalmente que para quem opta por modelos na escala 1/72 o modelo da Airfix apresenta o inconveniente de ser mais pequeno, mas, até surgirem os Panzer IV da Esci, que rapidamente se popularizaram, não existiam alternativas viáveis, sobretudo durante os anos 70, quando as restrições às importações condicionaram em muito as aquisições de bens não essenciais.

Batido por modelos mais recentes, o Panzer IV da Airfix não deixa, no entanto, de ser um modelo preciso, de construção simples e que, efectivamente, mantém o encanto da nostalgia, sendo evocativo de uma época onde a variedade escasseava e este "kit" era do melhor que então se produzia, o que justificava ser incluido na "Serie 2", correspondente a modelos de maior dimensão ou complexidade e, consequentemente, um pouco mais dispendiosos.

A título de curiosidade, podemos dizer que o primeiro Panzer IV que adquirimos custou 32$50, numa altura em que os "kits" da Airfix da "Serie 1" andariam pelos 25$00, vindo ainda embalado no primeiro dos três modelos de caixa que apresentamos, os quais ilustram as quatro últimas décadas de produção deste "kit".

Se a Airfix introduziu alterações no modelo, admitimos que não a encontramos, mas, para além da caixa, existem alterações a nível de instruções, que agora são melhor impressas e com informações em mais línguas e, igualmente por razões comunitárias, referências ao regime nazi, como a minúscula suástica incluida no símbolo do Afrika Korps, foram suprimidas.

Quanto ao resto, em termos das peças em plástico e das lagartas, em borracha, tudo permaneceu idêntico, permitindo o "kit" ser finalizado em duas versões distintas, a F1, com a peça de 75mm curta, L/24, e a primeira com peça longa L/43, que se distinguiu no Norte de África e era chamada pelos ingleses o "Mark IV Special".
Enviar um comentário