sexta-feira, 19 de junho de 2015

O "Afrika Korps" da Esci - 2ª parte

O equipamento individual, embora reduzido, está correcto, com as bolsas e cartucheiras adequadas ao tipo de arma, sendo perfeitamente plausível e adequado ao combate, o que faz sentido, tendo em conta as diversas posições das figuras que parecem estar todas em acção, apesar de uma ou outra ser mais duvidosa quanto ao que efectivamente faz.

Após o fim da Esci, o mesmo conjunto passou a ser produzido pela Italeri, recorrendo aos mesmos moldes, mas com diferentes tipos de plástico, incluindo um tipo, mencionado na caixa, que aceita a tinta e a cola de forma muito semelhante à do plástico rígido usado nos "kits" e que tem, obviamente, a nossa preferência.

Nalgumas caixas, no canto inferior direito, encontra-se um símbolo que diz "SSM-Italeri, Super Special Material, Let's Glue it", e que assinala, de forma inequívoca, quais os conjuntos produzidos neste tipo de plásticom absolutamente inovador, sobretudo para a época, e que foi recebido com grande entusiasmo por numerosos modelistas.

Infelizmente, a Italeri não manteve este tipo de plástico em permanência, nem o usou em todos os conjuntos de figuras que produziu, pelo que esta opção não se coloca em todos os casos, mas, havendo a possibilidade, deve ser esta a escolha, caso a ideia seja pintar as figuras ou utilizá-las em maquetes que envolvam colagens.

Alertamos para o facto de a Italeri ter, passados uns anos, complementado este conjunto com outro, que designou por "D.A.K. Infantry", que consideramos superior, incluindo figuras com boa qualidade, historicamente correctas, com algumas boas posições e morteiros correctamente desenhados, com as pernas e respectivo sistema de regulação, pecando apenas por uma menor variedade no fardamento, que deixou de incluir calções, e uma outra pose pouco natural.

Optamos por um conjunto que aceita tinta, ainda disponível em diversas lojas ou mesmo no EBay, por um preço idêntico ao dos restantes conjuntos da mesma série, e que poderá rondar a dúzia de Euros, justificando-se alguma pesquisa, dada a disparidade de preços que temos vindo a encontrar.
Enviar um comentário