sexta-feira, 24 de julho de 2015

O Messerschmitt Bf 109 E7 Trop da Airfix - 2ª parte

Após um modelo do Bf 109 G6, muito antigo e cuja qualidade, aceitável para a altura, está muito abaixo do mínimo aceitável actualmente, a Airfix lançou um E4/7, com a referência 2048, apresentado em diversas embalagens, a que correspondiam distintas decorações, que inclui a variante tropical, recorrendo a moldes completamente novos, corrigindo alguns erros e adicionando novos detalhes.

Não obstante os melhoramentos, este novo modelo continua a ser bastante simplificado, com um reduzido número de peças que, efectivamente, permite poucas opções, com uma escolha entre duas variantes do modelo E e a possibilidade de construir o "kit" com o trem de aterragem recolhido, em posição de voo, ou estendido, com o avião pousado.

Dado estas serem opções simples e o interior, portanto tudo o que implica ser pintado antes da montagem ser comum a todas as opções, estas podem ser decididas apenas no momento da pintura, altura em que será de decidir se a escolha vai para um aparelho a operar na Europa, com o filtro de ar curto, ou no Norte de África, com o filtro de ar longo, podendo qualquer deles ter o trem de aterragem recolhido ou não.

Naturalmente que se deve começar por pintar o interior, muito simplificado do modelo, que é sobretudo em verde acinzentado, correspondendo a um primário, com o painel de instrumentos e controles em negro, existindo pequenos detalhes, pouco visíveis nesta escala, em vermelho ou negro.

Os pilotos incluidos nos modelos da Airfix nesta escala tendem a ser idênticos para as várias nacionalidades, algo que é obviamente incorrecto, mas o facto é que a figura, que pensamos ser originária dos anos sessenta, é bem moldada e, uma vez colocada no interior do "cockpit", pouco visível, pelo que os detalhes acabam por ser pouco relevantes.

Não havia grande uniformidade em termos de vestuário de voo por parte dos pilotos de caça alemães deste período, podendo ir desde um macacão azul acinzentado a um uniforme de voo quase na mesma cor, passando por blusões de cabedal negro ou castanho, com ou sem gola em pele e que podia ser complementado, caso o plano de voo implicasse sobrevoar água, por um colete de salvação amarelo.
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