segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Messerschmitt Bf 109 E7 Trop da Airfix - 3ª parte

O capacete em cabedal castanho e os óculos de voo eram norma, em qualquer frente de combate, mas em zonas de temperaturas extremas o uniforme variava enormemente, sendo mais evidente no Norte de África, onde calções e camisa, que nada protegiam em caso de impacto ou incêndio, eram tolerados, acabando por ser comuns.

Assim, caso a opção seja a versão tropical, o uniforme do piloto pode ser em tons de amarelo areia, semelhante aos do Afrika Korps, mantendo-se o restante equipamento idêntico ao da versão europeia, incluindo o colete de salvação, muitas vezes presente quando as missões incluiam a possibilidade de sobrevoar o Mediterrâneo, o que era mais comum do que pode parecer numa primeira impressão.

Com o piloto pintado e colocado no interior finalizado, o que passa pela colagem de um pequeno conjunto de peças, pode-se passar à montagem do avião, no respeitante à fuselagem, asas e estabilizadores, ficando assim o conjunto ou volume principal, ao qual serão adicionados os detalhes.

Também será esta a altura de decidir se queremos o modelo tal como proposto pela Airfix ou se pretendemos introduzir algum tipo de modificações, personalizando-o e tornado-o mais ao gosto do modelista, evitando que este seja apenas mais um "kit" igual a tantos outros.

A primeira modificação que introduzimos foi a de colocar os lemes de profundidade na posição de descida, para o que é necessário efectuar um corte completo no entalhe separador da zona mais exterior, aquele que faz um pequeno angulo, e aumentar a profundidade no resto da extensão, de modo a poder dobrá-lo, criando assim uma sensação mais natural.

Também decidimos colocar o "canopy" na posição de aberto, o que implica ou um corte extremamente direito, efectuado muito lentamente, de forma a não partir ou danificar uma peça bastante frágil, ou substituir a peça fornecida por um conjunto onde o "canopy" seja fornecido através de três peças separadas, tal como acontecia na realidade.
Enviar um comentário