segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Messerschmitt Bf 109E da Academy - 1ª parte

Não era nosso objectivo adquirir mais um Messerschmitt Bf 109E, mas surgiu a oportunidade de comprar este modelo, fabricado pela Academy, num conjunto que inclui o Kettenkraftrad e alguns bidões, "jerry cans" e caixas, por um preço particularmente favorável, inferior ao de qualquer dos modelos incluidos comprados individualmente.

Relativamente ao Kettenkraftrad e restantes acessórios, por terem sido previamente descritos e analisados, remetemos para os textos previamente publicados na série "Alguns acessórios para cenários", restando o "kit" do avião, sobre o qual omitiremos dados históricos já mencionados, centrando-nos no modelo e nas suas especificidades.

O "kit" da Academy é extremamente simples, permitindo construir um modelo do Messerschmitt Bf 109 nas suas versões E3 e E4, exteriormente muito semelhantes, com as diferenças visíveis a centrar-se sobretudo no "cockpit", onde o painel de instrumentos e o "canopy", correspondendo às parte vidradas e estrutura de apoio, bem como a blindagem, são diferentes.

Na versão E3, o "canopy" é mais arredondado, com a blindagem que protege a cabeça do piloto na rectaguarda, que só foi instalada a partir do Verão de 1940, a ser colocada na rectaguarda, junto da antepara, enquanto no E4 o "canopy" é mais anguloso e inclui a própria blindagem, que fica presa na estrutura móvel da abertura.

O "kit" da Academy permite construir estas duas versões, com duas decorações do avião pilotado pelo major Helmuth Wick, um dos maiores ases alemães durante a Batalha de Inglaterra, que perdeu a vida em Novembro de 1940, e outras duas pilotadas pelo coronel Heinz Bar, que sobreviveu à guerra com um total de 220 vitórias aéreas.

Estão presentes os decalques para estas quatro decorações, numa folha de excelente qualidade, onde, pelas razões já descritas, não estão incluídas as suásticas que todos estes aviões usavam na cauda, as quais, caso se pretenda a decoração completa, têm que ser adquiridas separadamente.
Enviar um comentário