quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O Messerschmitt Bf 109E da Academy - 2ª parte

Após decidir qual a versão, que no nosso caso será a da segunda opção para Heinz Bar, um Bf 109 E3 sem suporte para carga exterior, que passou a ser utilizado nos E4, razão pela qual esta peça, bem como a bomba SC250 e um filtro tropical, bem como as peças para a versão E4, não serão utilizadas, devendo ser guardadas para eventuais modificações noutro modelo, começa-se a pintar o interior do modelo.

Os Bf 109, nas várias versões, tinham os interiores em verde acizentado, com os paineis e manche em negro e componentes em cabedal em castanho, cores que utilizamos nas peças que, por serem pequenas, foram pintadas no respectivo suporte, tendo pintado detalhes dos mostradores, como os aros, em prateado.

Relativamente ao primeiro modelo do Bf 109 E da Airfix, este "kit" da Academy tem um interior francamente melhor, com pedais, manche, painel de instrumentos, detalhes laterais do "cockpit", comando manual do trem e blindagem presentes e bem detalhados, ficando algo escondidos quando se coloca uma figura de piloto, algo que optamos por fazer.

A figura que escolhemos é proveniente de um conjunto da Preiser, que representa personagens presentes num aeroporto nos anos 30, sendo que uma destas é a que representa um piloto a apertar o típico capacete em cabedal usado quase universalmente durante a 2ª Guerra Mundial, e que teve que ser ligeiramente alterado para caber no estreito "cockpit" do Bf 109.

Foi necessário modificar as pernas do piloto, bem como aparar ligeiramente um dos cotovelos, após o que o uniforme de voo, em cor castanha, foi retocado, tendo sido necessários alguns testes para que a figura pudesse ser colocada no interior do "cockpit" que, tal como no avião real, era francamente exíguo.

Após pintar e montar o interior, de acordo com as instruções fornecidas, e efectuados os retoques necessários, efectuam-se testes, de modo a verificar se a fuselagem fecha correctamente, sendo de, neste passo, montar o pino e a peça de rectaguarda do hélice, que necessitam estar no seu lugar quando se monta a fuselagem.
Enviar um comentário