sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Plataforma de calibragem de bússola - 2ª parte

Optamos por começar o processo cortando um disco de plástico a partir de uma velha caixa de CD, para o que recorremos a um vulgar compasso escolar, com um bico a substituir o suporte das habituais minas, com o qual fomos riscando, cada vez mais profundamente, a superfície que pretendemos cortar.

Quando o rasgo já tiver alguma profundidade, é possível complementar o trabalho com um bisturí, sempre tendo cuidado em não forçar dada a natureza particularmente quebradiça deste material, atenção essa que deve aumentar quando o corte estiver em fase de conclusão, dado ser esta a altura de maior fragilidade e, consequentemente, de maior risco.

Uma vez separado o disco, este é lixado, de modo a obter um círculo tão uniforme quanto possível, e como forma de facilitar pintura e coloagem, dado que estes materiais aderem muito melhor sobre superfícies rugosas ou texturadas do que sobre uma superfície completamente lisa, sobretudo em plástico que parece vidrado.

No original, esta platforma é coberta de madeira, e sobre ela assenta a rampa por onde desliza a roda traseira do trem de aterragem, que convém construir nesta altura, de modo a que este conjunto giratório venha a compor um bloco autónomo, em redor do qual será construído o resto do cenário, cuja dimensão, naturalmente, terá que exceder os 20 centímetros de lado.

Para que o aspecto fique melhor, e seja mais simples de cortar, usar uma folha de plástico com 1 milímetro, que pode ser adquirida numa loja de modelismo, é mais adequado do que tentar recortar este tipo de peça a partir dos restos de uma caixa de CD, sendo de começar pela parte superior da rampa, que mede 15 centímetros de comprimento e tem 1 de largura.

Esta peça, um rectangulo comprido, é simples de cortar, carecendo apenas de algum rigor de modo a que os lados fiquem paralelos, mas as peças laterais podem ser bem mais complexas por serem estas a determinar a inclinação e terem uma forma mais complexa na parte inferior, fazendo diversos degraus.
Enviar um comentário