segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O Messerschmitt Bf109F da Airfix na escala 1/48 - 2ª parte

Integrado neste conjunto, surgiu o Messerschmitt Bf109F, um modelo simples, de qualidade aceitável para aquela época, composto por 54 peças, que, relativamente aos modelos equivalentes do mesmo fabricante, que representavam as versões E e G, se apresentava como francamente superior a todos os níveis.

No entanto, este "kit" não deixa de ter alguns defeitos, sendo o mais evidente a estranha combinação entre relevos e recessos, estes últimos na asas, na forma de delimitar os vários paineis, a espessura de algumas peças parece um pouco exagerada, o que nalguns casos, como a fuselagem, é irrelevante, mas noutras, de menores dimensões e mais expostas, é notório, e não possui grandes opções de acabamento, com uma única versão que inclui a variante tropical e pode ou não incluir o tanque de combustível ventral.

Por outro lado, o interior do "cockpit", incluindo a figura do piloto, é de muito boa qualidade, tendo em conta os parâmetros da época, embora a ausência de opção de o "canopy" ficar aberto diminua a visibilidade, a moldagem é, na sua generalidade excelente, apesar de alguns pinos de orientação terem falhas, e a folha de decalques é de excelente qualidade, oferecendo um par de versões.

Assim, este modelo pode ser finalizado numa versão da Europa, utilizada pela Jagdgeschwader 54 na Finlândia, em 1942, e noutra da JG 27, em Martuba, no Norte de África, no mesmo ano, sendo este pintado na versão tropical, com as insígnias típicas deste teatro de operações, não incluindo, como imposto pela legislação europeia, as suásticas da cauda.

A construção deste modelo é extremamente simples, bastando seguir as excelentes e detalhadas instruções da Airfix, que podem ser complementadas por fotos e outras fontes facilmente acessíveis via Internet, sendo de notar que a figura do piloto está bastante mais adequada a um avião em operações na Europa do que em África, onde um uniforme de voo mais leve, muitas vezes composto por uma simples camisa, era mais popular.

A figura do piloto, que reproduz bem o equipamento de voo usado nestes aviões, é composta por três peças, integrando-se bem no interior de um "cockpit" bem detalhado, com um decalque que reproduz bem o painel de instrumentos, bem como os comandos de voo e da própria mira, falhando sobretudo a nível dos controles de compensação de lemes, que deviam estar presentes do lado esquerdo.
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