segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O "Rorke's Drift" da Italeri - 1ªparte

As guerras contra os Zulus, que enfrentaram, e por vezes derrotaram as forças do Império Britânico fazem parte do imaginário de muitos, com diversos fabricantes de miniaturas a disponibilizar figuras e modelos que representam os diversos combatentes que se enfrentaram em África nos finais do século XIX.

Entre os combates mais famosos encontra-se o travado em "Rorke's Drift", local onde um pequeno contingente inglês enfrentou e resistiu contra uma força Zulu muito mais numerosa, num combate épico onde vários militares, em virtude do seu heroísmo, foram condecorados com a "Vitoria Cross", a mais alta condecoração do então Império Britânico.

A Italeri apresentou recentemente um conjunto, na escala 1/72, que pretende representar este combate, incluindo duas edificações, que integravam o conjunto, bem como diversos elementos cénicos, como barreiras, poços e outras usadas como abrigo por parte dos ingleses sitiados, e um conjunto de 40 figuras de soldados ingleses e 90 de zulus.

As figuras não são novas, dado que já constavam da produção da Esci, posteriormente herdada pela Italeri, que, não obstante terem uma trintena de anos, são de excelente qualidade, não devendo nada a conjuntos mais recentes, salvo um conjunto de erros históricos no respeitante aos Zulus, onde o estudo foi, manifestamente, negligenciado.

O uso de uniformes e equipamento capturado de forma demasiado rigorosa, tal como o faria um soldado inglês, a falta de armas típicas, o modelo de escudos, pouco usado na época, são apenas algumas das falhas mais óbvias num conjunto que pode ser parcialmente substituido pelo de outro fabricante, como o da HaT, onde as falhas neste aspecto são virtualmente nulas.

Verdadeiramente interessante, é o conjunto de edifícios, o hospital e armazém, feitos em MDF, portanto um aglomerado de madeira, cortado por "laser" e pré-colorido, a que se adicionam um conjunto de pequenas peças metálicas, que melhoram os acabamentos, adicionando detalhes impossíveis de obter em madeira.
Enviar um comentário