quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

As figuras da Luftwaffe da Airfix - 1ª parte

Apresentado pouco tempo depois das figuras de paraquedistas, no já longínquo ano de 1977, o conjunto de pessoal da Luftwaffe seguia em muito a tradição da Airfix e os padrões que então seguia, incluindo um total de 48 figuras, em 14 posições diferentes, moldadas em plástico maleável de cor cinzenta.

Tal como era padrão da Airfix na altura, as figuras têm perto de 22 milímetros de altura, o que as torna compatíveis entre sí, mas, naturalmente, mais pequenas do que aquelas que são produzidas na escala 1/72, tipicamente um par de milímetros mais altas o que, proporcionalmente, acaba por ser substancial.

Com uma excelente qualidade a nível de esculptura e do próprio molde, e com uma boa escolha de posições, este é um conjunto que reproduz de forma precisa os uniformes da força aérea alemã durante a 2ª Guerra Mundial, mas mistura um pouco alguns elementos, pelo que não pode ser associada a um período específico.

O uniforme dos mecânicos da Luftwaffe era, tipicamente, um macacão de cor negra, que se manteve ao longo da guerra, mas o bivaque do início da guerra foi sendo substituído, a partir de meados do conflito, pelo boné de pala M1943, mais prático e universal, adoptado após a experiência positiva com o Afrika Korps.

Assim, temos mecânicos adequados ao início da guerra, mas alguns que usam uma peça de fardamento posterior, enquanto ambos os pilotos estão vestidos com o uniforme de voo com fecho na diagonal, usado na fase incial da guerra e que foi substituido em 1942 por um modelo de duas peças.

Temos, finalmente, um oficial com a farda de serviço comum a todo o conflito, com botas altas, e que pode ser utilizado não apenas com este conjunto, mas também com outros, como o dos paraquedistas, sendo compatível também em termos de altura, pelo que é uma figura particularmente útil e que, pela sua qualidade, melhora qualquer conjunto.
Enviar um comentário