sexta-feira, 4 de março de 2016

Bases improvisadas para aviões - 2ª parte

Adicionamos, no topo do tronco, a ramagem da mesma palmeira, que teve que ser ligeiramente aberta, no centro, rasgando o orifício original de um dos lados, fixando-a com cola instantânea, após o que, para disfarçar o tom plástico, pintamos com tinta acrílica verde, retocando com um tom mais claro para por em evidência os detalhes das ramagens.

Naturalmente, o tronco ficou mais grosso que o original, dado que agora inclui o atilho e os segmentos que formavam o tronco, tal como este era moldado, mas este processo simples permite uma resistência adequada e manter alguma mobilidade a nível da parte superior, onde o atilho pode ser orientado como for pretendido.

No topo colocamos uma pequena base, recortada num folha de plástico muito fina, que pintamos com tinta acrílica cinzento claro, e que tem a forma para equilibrar o modelo, contornando o reservatório externo e fornecendo suporte na zona das asas e na fuselagem, perto do ponto de equilíbrio do avião, neste caso perto da linha do bordo de fuga das asas.

Todo o material é reaproveitado ou improvisado, com excepção da palmeira, da cola e das tintas, pelo que o custo é mínimo, sendo igualmente rápido, podendo ser finalizado em poucos minutos, se excluirmos os periodos de secagem, podendo ser efectuado em pequenas fases, eventualmente correspondendo a tempos mortos.

O aspecto final de uma foto com uma miniatura no suporte original e neste é completamente diferente, resultando bastante melhor com esta base, francamente mais realista e menos intrusiva, valendo bem a pena o pequeno esforço realizado face aos resultados visíveis nas fotos que ilustram estes textos.

Este é apenas um pequeno exemplo, neste caso na escala 1/144, no sentido de demonstrar, mais uma vez, a facilidade com que se podem construir estas peças, podendo servir de inspiração para a construção de modelos completamente diferentes e adequados aos mais diversos fins, melhorando assim a aparência de um pequeno modelo que tem apenas meia dúzia de centímetros.
Enviar um comentário