segunda-feira, 28 de março de 2016

O Messerschmitt Bf 109 da Testors - 4ª parte

Sugerimos pintar o avião, na sua totalidade, com excepção dos planos superiores das asas e lemes, em cinzento ou azul claro, num dos tons que pode ser encontrado em inúmeras fotos, podendo o restante, incluindo a parte superior da fuselagem, num dos padrões mais comuns, incluindo o verde e, em alternativa, o cinzento escuro e o castanho, podendo aplicar, como complemento, manchas esverdeadas nos flancos.

Os decalques que usamos são sobras provenientes de diversos "kits", tal como nos propusemos no início, sendo aplicados da forma habitual, aconselhando-se a dar uma pequena aguada de modo a eliminar reflexos e os vestígios de filme que ficam em redor, uniformizando-os, tanto quanto possível, com a fuselagem.

Para finalizar, sugerimos realçar algumas linhas divisórias dos paineis, com traços a negro, aplicar algumas manchas de sujidade nas zonas dos escapes e das armas, como resultado do fumo, e marcas de areia ou lama nos pneus e portas dos porões do trem de aterragem, sendo ainda de recorrer a plástico estirado a quente para fazer a antena.

A parte mais interessante da construção deste "kit" acabou por ser a parte eléctrica, a qual pode ser facilmente transposta para modelos semelhantes, recorrendo a um destes micro-motores, a um conjunto de cabos com conectores JST e a uma caixa para baterias com "switch" para ligar e desligar.

Existem numerosas opções em termos de ligações, mas consideramos melhor recorrer a cola condutora, que pode ser adquirida por Euro e meio, sob o formato de uma seringa de 0.3 mililitros, como substituição de solda, de mais difícil aplicação, bem como o recurso a uma cablagem que inclua um conector intermédio, o que facilita muito a montagem do modelo e diminui eventuais tensões e rupturas.

Desta forma, é possível colar um segmento de cabo ao motor, passando pelo orifício das asas, e, depois de testar, colar o motor, já com o hélice e respectiva peça adaptadora, nos suportes que contruímos e colamos no interior da fuselagem, devidamente alinhado de modo a que não surjam atritos.
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