sexta-feira, 25 de março de 2016

Primário para poliuretano

O plástico flexível utilizado por muitos fabricantes nas suas figuras é, muitas vezes, de pintura difícil, demonstrando alguma incompatibilidade com as tintas mais comuns, sejam estas acrílicas ou de esmalte, as quais tendem a sair com alguma facilidade, comprometendo assim um trabalho que pode ser moroso e exigente.

Alguns destes fabricantes, como a Airfix, aconselhava a lavagem das figuras com sabão, removendo assim alguma gordura proveniente dos moldes e do processo de fabrico, mas tal pouco ajudava, pelo que recorrer a um primário é absolutamente essencial, tendo surgido diversas ofertas no mercado.

A Vallejo, um fabricante de tintas, propõe um conjunto de primários, disponíveis em diversas cores e quantidades, para poliuretano que servem de base a tinta acrílica, permitindo não apenas preparar a superfície em termos de aderência, como dar-lhe uma cor adequada à subsquente pintura.

Este tipo de primário pode ser aplicado por píncel ou por aerógrafo, para o que existem versões diferentes, o que se nota sobretudo na densidade, e deve resultar numa camada uniforme que cubra completamente toda a figura ou, caso tal seja complexo, toda a área visível, portanto excluindo a parte inferior da base desta.

Naturalmente que todo o trabalho preparatório, como remover linhas de moldagem ou mesmo colar várias peças, caso seja o caso, deve ser efectuado previamente, e só mesmo na altura em que, em condições normais se aplicaria a pintura, deve ser aplicado este primário da Vallejo, sendo necessária apenas uma pequena quantidade para cada figura na escala 1/72.

O preço de um pequeno frasco de 17 mililitros custa perto de dois Euros e meios, a que acrescem portes, caso aplicável, com valores a variar de acordo com a quantidade e a especificação concreta, revelando-se um bom investimento, mesmo para quem não vá manipular as figuras, dado acrescer longevidade à pintura sem a necessidade de recorrer a um verniz, que tende a esbater alguns detalhes.
Enviar um comentário