quarta-feira, 20 de abril de 2016

Os rebites nos modelos - 1ª parte

Durante décadas, muitos fabricantes de modelos, com predominância para a Airfix, optaram por recorrer ao que podemos considerar como réplicas de rebites como forma de delimitar paineis, resultando num aspecto que diversos modelistas designavam por "raladores de queijo".

Esta opção deriva de uma maior facilidade na produção dos moldes, sendo esta opção pelos rebites a mais simples e prática, sobretudo em modelos de menores dimensões, ficando as linhas destinadas essencialmente a delimitar superfícies móveis, como lemes ou "ailerons".

É de notar que estas linhas podiam ser em relevo, o que sendo mais simples em termos de produção de moldes, é menos realista, ou em recesso, o processo mais complexo, mas o de melhor efeito e aquele que reproduz mais fielmente a realidade, podendo, quando os equipamentos eram menos precisos, resultar nalguns danos nas peças.

Naturalmente, nem todos os rebites correspondem a erros, dado que esta técnica de fixação estava presente em inúmeros veículos e aeronaves, fixando paineis nas respectivas estruturas de suporte, mas quando substituem outros elementos ou surgem em superfícies soldadas ou coladas, tal representa um erro flagrante.

Acresce a questão das dimensões, em parte resultante da escala reduzida e da precisão do equipamento, bem como das características do próprio material, pelo que os rebites num pequeno modelo na escala 1/72, caso aumentados para a dimensão real, ficariam enormes, completamente desproporcionados e, no caso dos aviões, resultando em perturbações aerodinâmicas que em muito penalizariam o desempenho da aeronave.

Nalguns casos, como no caso do primeiro Messerschmitt Bf 109F que a Airfix produziu na escala 1/48, a opção foi por um sistema misto, com rebites na fuselagem e linhas divisórias nas asas, onde a opção por rebites, sobretudo nesta escala, teria um efeito negativo numa superfície de dimensões significativas e particularmente visível, sem obstáculos ou padrões que atenuem ou disfarcem este tipo de elementos.
Enviar um comentário