quarta-feira, 18 de maio de 2016

O "Brummbar" da Esci - 4ª parte

É possível introduzir alguns melhoramentos neste modelo, tendo-se optado por reproduzir a "zimmerit", para o que recorremos ao betume da Tamiya, por ser o mais fácil de trabalhar, colocando sobre a superestrutura uma camada muito fina, que foi trabalhada com uma pequena chave de parafusos, dando assim o típico aspecto algo tosco deste tipo de revestimento.

Este é um trabalho moroso, que implica paciência e cuidado, sendo sempre de evitar tapar orifícios onde outras peças vão encaixar, o que impediria o seu correcto posicionamento, podendo-se, ainda, reproduzir alguns danos no revestimento, algo que acontecia com muita frequência durante as operações.

Outro melhoramento tem a ver com as blindagens laterais amovíveis que eram colocadas separadamente e que se destinavam a provocar a explosão prematura de projécteis, evitando que atingissem a blindagem principal, e que se danificavam ou perdiam com alguma facilidade, sendo descartadas quando excessivamente danificadas.

Optamos por remover alguns dos paineis de uma peça inteira, cortando-a, mas mantendo os suportes, de forma assimétrica, com a perda do painel dianteiro do lado esquerdo e de dois paineis traseiros do lado direito, tal como facilmente acontecia em combate, com as extremidades a serem mais vulneráveis do que os segmentos interiores.

Por uma questão de facilidade de pintura e montagem, dado que obstruem grande parte do modelo e dificultam o acesso à suspensão, as blindagens extra devem ser colocadas apenas na altura da conclusão do modelo, sendo depois retocadas as zonas onde possam existir marcas de colagem, naquele que será um dos últimos passos na conclusão do modelo.

Este "kit" do "Brummbar", não obstante a sua idade, continua a ser de excelente qualidade, reproduzindo fielmente a versão inicial este blindado e constituindo uma base para futuros melhoramentos, podendo, com algum trabalho, dar origem a um modelo perfeitamente compatível com o que de melhor se faz nos dias de hoje.
Enviar um comentário