segunda-feira, 27 de junho de 2016

O Messerschmitt Bf 109B-1/C-1 da Heller- 4ª parte

O "kit" da Heller reproduz estas versões B-1 e C-1, incluindo decalques para a "Legião Condor", sendo um modelo na altura inédito e não partilhando componentes com versões posteriores, como a E, que era exteriormente parecida, embora com diferenças óbvias em termos de detalhes, algumas delas perfeitamente visíveis, como o armamento.

Também toda a zona do motor, que nos B e C era o Jumo e nos modelos seguintes era Daimler Benz, era diferente, sendo mais evidente a nível de radiador e de escapes, com as asas a terem igualmente diferenças substanciais, nomeadamente onde, em versões posteriores, foi incluído armamento.

O "kit" da Heller é simples mas inclui os detalhes essenciais e tem linha correctas, reproduzindo muito fielmente este avião, permitindo finalizar como B-1 ou C-1, sendo as diferenças no hélice, e com o "cockpit" aberto ou fechado, algo pouco frequente na altura em que o modelo foi lançado.

Começando pelo interior do "cockpit", onde estão presentes os elementos fundamentais, incluindo a coluna de controle, ou "manche", todo o interior, incluindo porões do trem de aterragem e entradas de ar, deve ser pintada em verde acinzentado, enquanto o painel de instrumentos é negro, com os rebordos dos mostradores a poderem ser realçados com um pouco de prateado.

Nesta altura convém pintar o trem de aterragem, com a estrutura em verde e os pneus em negro, bem como o hélice, que pode ser numa única peça, que reproduz o da versão B-1, de passo fixo, ou em três peças distintas, no caso do hélice de passo variável utilizado na versão C-1.

É de notar que a adição de detalhes no interior, como cintos de segurança ou a figura de um piloto, bem como a selecção da versão, que implica escolher um dos hélices, deve ser feito antes de fechar a fuselagem, unindo as duas metades, o que fecha o pino do hélice e respectivo travão, impossibilitando a sua colocação posterior, caso se queira manter a respectiva mobilidade.
Enviar um comentário