quarta-feira, 29 de junho de 2016

O Messerschmitt Bf 109B-1/C-1 da Heller- 5ª parte

Seguidamente, montam-se as asas e lemes, com os respectivos suportes, bem como todos os pequenos detalhes exteriores, verificando-se os respectivos alinhamentos, resultando num modelo quase completo, o que permite fazer desaparecer as uniões entre as peças, preparando o "kit" para ser pintado.

O modelo da Heller permite, com os decalques incluídos, a finalização deste modelo como um avião ao serviço da Luftwaffe ou da "Legião Condor", onde foram utilizados operacionalmente e que, pela sua originalidade, foi a nossa escolha, surgindo nalgumas fotos acompanhado por um avião de ligação Heinkel 70, produzido pela Matchbox e que hoje, numa reprodução diferente, se encontra no catálogo da Revell.

Os aviões da "Legião Condor" eram pintados, na sua maioria, em tons de cinzento, com uma tonalidade mais escura na parte superior e nas laterais, com as extremidades das asas, leme de direcção pintados e cone do hélice em branco, mas existiam aparelhos num único tom de cinzento ou com padrões de camuflagem, num padrão semelhante ao alemão, com duas tonalidades de cinzento.

Nalguns casos, a parte inferior era pintada em azul, tal como na Luftwaffe, mas esta era a única possível coincidência, tendo sido uma opção óbvia a de evitar qualquer confusão possível com os aparelhos ao serviço da "Legião Condor", o que implicou que estes tivessem insígnias próprias.

No local das cruzes alemãs, a "Legião Condor" usava círculos negros, com um "X" em branco, que podia ser omitido no círculo da fuselagem, ou substituído por alguma outra insígnia, tendo um "X" negro sobre o leme de direcção pintado em branco e uma matrícula composta por 1 + 2 dígitos, em negro, a flanquear o círculo da fuselagem.

Acresciam, para além da sinalética e dos habituais avisos, insígnias de unidade, bem como nomes ou insígnias pessoais, tal como as que correspondiam a vitórias aéreas, que obedeciam ao mesmo tipo de padrão utilizado pela Luftwaffe, sendo assinaladas por traços verticais na cauda.
Enviar um comentário