segunda-feira, 6 de junho de 2016

Regresso ao M3 "Grant" da Airfix - 2ª parte

Os padrões variavam bastante, podendo ir desde manchas grandes, que podiam estender-se ao longo de todo o flanco, comum quando eram pintadas em negro, a manchas de dimensão mais pequena, sobretudo nas cores castanho e verde que podiam ser contornadas a negro, branco ou mesmo nas duas.

Estes padrões, alguns particularmente complexos, contrastavam com os seus adversários alemães, que optavam pelo amarelo escuro integral, ficavam completos com um conjunto de símbolos tácticos, matrículas e insígnias de unidade, resultando num conjunto variado e colorido que, esteticamente, resulta bastante apelativo.

Tal como muitos outros "kits" da Airfix, o M3 é de montagem simples, com as peças a encaixarem bem, não obstante estarmos diante de um modelo com meio século de existência, bastando ir seguindo a sequência de montagem após optar entre o "Grant" inglês e o "Lee" americano, para os quais são fornecidas as respectivas torres e decalques.

Como a cor base utilizada por ingleses e americanos é diferente, a decisão entre as duas versões terá que ser tomada na altura em que se torna necessário proceder às primeiras pinturas, algo que será feito de início, dado que as peças que compõe a suspensão deverem ser pintadas antes da montagem, sobretudo como forma de facilitar a pintura da cor negra dos rodados em borracha.

Devem, igualmente devem ser pintados os flancos onde os conjuntos da suspensão serão colados, por ficarem pouco acessíveis após a montagem, sendo também mais simples proceder à instalação das lagartas, pintadas em vermelho acastanhado, cor de ferrugem durante esta fase.

Também será de pintar a cor base na zona da peça principal e no plano superior, onde encaixa a torre, a qual pode ser pintada depois de finalizada, aconselhando-se a colocar no interior do modelo uma peça que evite que se solte, sem que isso impeça a sua mobilidade, o que implica proceder a esta fase da montagem antes da carroçaria estar completamente fechada e colada.
Enviar um comentário