segunda-feira, 4 de julho de 2016

Os "puzzle" 4D da Academy - 1ª parte

Existem diversos fabricantes que produzem modelos simplificados, que dispensam o recurso a cola e tinta, sem que, com isso o resultado final se afaste demasiadamente da realidade, sendo disso exemplo os antigos "Mini Kits" da Airfix, descritos anteriormente, bem como os "puzzle" 4D da Academy, que são o objecto deste texto.

Conforme o nome indica, os "puzzle" 4D não são "kits", mas "puzzles" tridimensionais, que podem ser montados e desmontados facilmente e são fornecidos completamente pintados e decorados, recorrendo ao método de tampografia, do que resulta um aspecto final excelente, se excluirmos as limitações inerentes a este tipo de construção.

É de notar que estes modelos da Academy se destinam a ser montados, desmontados e guardados numa caixa própria, tal como os "Quick Build" da Airfix, mas o resultado final, em termos de realismo, é bastante superior, como resultado do sistema de pintura escolhido e pelo rigor das linhas, ao nível de qualquer "kit" convencional.

Compostos por perto de três dezenas de peças em plástico pintado, no fundo um número semelhante ao de um "kit" do mesmo modelo, estes "puzzle" primam pela excelente qualidade de moldagem e pintura, sendo muito simples de montar, razão pela qual o fabricante os indica como adequados para maiores de 6 anos.

De resto, a Academy possui versões sob a forma de "kit" dos modelos produzidos como "puzzle", pelo que todo o trabalho de investigação, redução à escala ou mesmo concepção das diversas peças se encontra facilitado, sendo fácil para este fabricante proceder a todo um conjunto de testes e verificações recorrendo ao "know how" disponível.

Todos os passos se encontram no exterior da caixa ou na folha de instruções incluída, bastando seguir a sequência, pressionando um pouco as peças umas contra as outras, sempre com o cuidado de não forçar, e procedendo a pequenos ajustes, sobretudo a nível dos angulos, num processo que demora escassos minutos a ser concluido.
Enviar um comentário