quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Maquete com componentes eléctricos - 6ª parte

Tal como noutros modelos, é de começar pelo interior, bastante simplificado, que pintamos em cinzento esverdeado, com o painel de instrumentos e coluna de comando, ou "manche", em negro, sendo de colocar uma figura de piloto no interior, algo inevitável sempre que se queira colocar um motor funcional.

Com uma figura de piloto da Preiser no assento, torna-se necessário colar o conjunto do "cockpit" no interior da fuselagem, que é fechada, após o que procedemos à colagem de asas e estabilizadores, dando origem ao essencial do modelo, ficando a faltar, essencialmente, detalhes e pequenas peças.

Devemos dizer que, ao contrário do que habitualmente sucede com os modelos da Italeri, este "kit" apresentava alguns problemas em termos de encaixe de peças, sobretudo no respeitante às asas, o que obrigou a um extenso trabalho de ajustes até que estas ficassem defenitivamente posicionadas e coladas no local correcto.

Todas as uniões de peças do modelo foram regularizadas nesta altura, recorrendo a cola instantânea, aplicada nos locais onde as peças se encontram, sendo depois toda a zona lixada, de forma a obter um acabamento adequado à pintura e a poder receber a instalação eléctrica sem a necessidade de grandes trabalhos que possam resultar nalgum dano.

Existem diversas possibilidades para a passagem dos condutores, sendo uma delas a de recorrer ao local por onde era efectuado o abastecimento de combustível, através de um par de mangueiras, com a tampa do reservatório do lado esquerdo da fuselagem, imediatamente atrás do "cockpit", local que pode ser utilizado para fazer a passagem de electricidade.

Caso seja esta a opção, é necessário furar a fuselagem sensivelmente atrás do "cockpit", com os cabos a serem encaminhados, interiormente, por baixo deste, ligando ao motor que fica na frente da fuselagem, posicionado de modo a que seja possível encaixar a hélice fornecida com o "kit" no seu eixo, sendo que a passagem dos condutores tem que ser feita antes de colar as duas peças da fuselagem.
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