sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O Messerschmitt 163 "Komet" da Hasegawa na escala 1/32 - 1ª parte

Apesar da quase nula influência no decurso da guerra, o Messerschmitt 163 "Komet" foi um dos desenhos mais revolucionários de sempre, incorporando uma série de inovações tecnológicas que vieram a ser utilizados em diversos modelos posteriores, pelo que o seu contributo para a história da aviação merece um destaque muito especial.

Baseado numa ideia do professor Leipish, o "Komet" era propulsionado por um motor que se baseava no princípio dos foguetes, com a mistura numa mesma câmara de dois tipos de combustível, altamente voláteis, que, reagindo entre sí, dissipavam energia que propulsionava o avião.

Assim, basicamente, o "Komet" podia ser considerado como um avião propulsionado por um foguete, do que resultava um desempenho completamente diferente do normal, patente na rapidez com que atingia o seu tecto operacional, alcançando os 30.000 pés em 3 minutos, e pela velocidade, que ultrapassava os 1.000 quilómetros por hora, num voo de curtíssima duração, dado que o combustível durava perto de 10 minutos.

Era neste escasso intervalo de tempo que o "Komet" tinha que realizar o seu ataque contra os quadrimotores aliados, disparando contra eles os dois canhões de 30 milímetros, numa operação extremamente complexa em virtude da enorme diferença de velocidades, que implicava uma grande precisão no planeamento e execução dos ataques, que dificilmente ultrapassavam os dois por cada missão.

Quando o combustível acabava, o "Komet" fazia um perigoso voo planado até à sua base, sendo esta a etapa em que era vulnerável aos ataques inimigos, já que enquanto possuía combustível a sua velocidade e pequenas dimensões tornavam-no quase invulnerável.

Com uma configuração inovadora, o primeiro avião com asa em delta operacional tinha características de voo excepcionais, mesmo sem motor, demonstrando uma agilidade impressionante e características dinâmicas únicas para a época, sendo fácil de pilotar, embora exigente, por ser completamente diferente de outros modelos da época.
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