sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O Messerschmitt Bf 109 G-10 da Revell - 1ª parte

Os Messerschmitt Bf 109 G-10 resultavam da combinação da estrutura da versão "G" com o novo motor Daimler Benz 605 D-2, sendo fabricados na fábrica Erla como uma medida para manter os níveis de produção até aos novos aviões da versão "K" serem fabricados em quantidade.

Os "G-10" eram identificados pelo novo "cockpit", com uma transparência completamente nova, dispensando a parte traseira, que fica unida à do meio, constituída por apenas três zonas vidradas, num esforço de simplificação e de melhoramento da visibilidade, que acabou por ficar associado à fábrica que produziu este modelo.

Um novo gerador de 2.000 W e o sistema de "booster" MW-50, bem com o radiador de óleo Fo 987 implicou algumas modificações, visíveis sob o nariz, na área da entrada de ar e nas duas protuberâncias laterais, que podem passar facilmente desapercebidas, sobretudo num avião em voo.

Tal como os "K", os "G-10" tinham uma potência que alcançava os 1.973 cavalos, o que permitia a um desenho cuja idade já se fazia sentir, e que chegara ao limite do desenvolvimento em termos estruturais ou aerodinâmicos, continuar a bater-se contra os mais recentes caças aliados, nalguns casos concebidos uma década depois, do que resultava a incorporação de numerosos ensinamentos.

A Revell disponibiliza a versão "G-10" em diversas escalas, incluindo a 1/72, cujo modelo apresentamos neste texto, mas também na 1/48 e 1/32, este último de excelente qualidade e com numerosos detalhes, alguns só possíveis numa miniatura desta dimensão, propondo um conjunto de decalques variados, alguns reproduzindo os aviões de pilotos conhecidos.

Na escala 1/72, estamos diante de um modelo simples, de concepção clássica, com um interior razoável para esta escala, para o qual não é fornecida uma figura de piloto, que pode ser proveniente do conjunto que a Revell disponibilizou e que inclui algumas figuras com as dimensões adequadas para este "kit", onde, tal como no avião real, o espaço é bastante escasso.
Enviar um comentário