segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O Messerschmitt Bf 109 G-10 da Revell - 2ª parte

A pintura deste modelo é semelhante à dos restantes aviões alemães desta época, tendo pintado o interior em verde, com instrumentos e controles em negro e pequenos detalhes em alumínio, adicionando alguns detalhes em branco e vermelho nos mostradores, recorrendo igualmente ao vermelho para os botões de tiro.

Adicionamos os cintos de segurança, que recortamos em papel pintado em castanho, demos um retoque prateado no aparelho de pontaria, após o que, depois de abrir os pequenos furos para posicionar as peças laterais que ficam na zona do nariz e colar no interior os escapes, colamos as duas metades da fuselagem, podendo-se adicionar, nesta altura, a tomada de ar lateral.

Sugerimos que os escapes sejam pintados em tom de ferrugem e negro e toda a zona circundante da fuselagem seja pintado em azul antes de proceder à colagem no interior, facilitando assim a delimitação correcta das cores, podendo-se aproveitar para pintar alguns dos detalhes, como antenas, em prateado ou o trem de aterragem, em verde, com pneus em negro.

O passo seguinte é colar as asas, abrindo os pinos de alinhamento das peças coladas nas superfícies superiores, sendo os conjuntos resultantes colados sobre a superfície inferior das asas, com todo o conjunto a ser colado na fuselagem, seguindo-se os lemes verticais e horizontal, dando assim origem a um modelo onde faltam as peças mais pequenas, mas que se encontra pronto para ser trabalhado, nomeadamente regularizando as zonas de colagem, fazendo desaparecer as junções.

O hélice e o respectivo cone são negros, com as zonas de ajuste do passo, que ficam praticamente invisíveis, a serem pintadas em tom de metal, sendo de pintar as zonas contíguas da fuselagem nas respectivas cores antes de o colocar, o que facilita a pintura do modelo.

Nesta altura, podem-se adicionar as peças mais pequenas, começando pelo trem de aterragem e terminando nas várias antenas e tubos de sondas, passando pelos compensadores dos "ailerons" e pelo reservatório exterior, ficando com o modelo concluído com excepção da transparência que, para evitar algum tipo de sujidade, será colada apenas depois da pintura do modelo.
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